DISTRIBUIDORA DE ÁGUA E BEBIDAS


Galões de água têm prazo de validade, consumidor deve ficar atento

19/06/2013 19:49

 

Empresas foram derrotadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DPMN) na Justiça. Órgão que fiscaliza as indústrias de água mineral determinou prazo de validade de três anos para os garrafões

A derrota de algumas empresas brasileiras distribuidoras de água mineral na Justiça deve servir de alerta aos consumidores. Elas eram contra a determinação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que estabelece um prazo de validade de três anos aos galões usados para engarrafar água mineral. A partir de agora, terão que respeitar a norma e a população pode ajudar na fiscalização.

A auxiliar administrativo Regiane Cristina Hidalgo, de 28 anos, é atenta e sempre confere a data de validade, tanto do galão, quando da água que compra. Ela disse que nunca precisou trocar um garrafão por conta de desgaste, mas possui alguns galões em casa que já não podem mais ser reaproveitados. A atenção aos prazos e condições dos vasilhames é uma forma da população fiscalizar e denunciar irregularidades.

Água mineral tem prazo de validade e o consumidor precisa ficar atento. O chefe da divisão técnica das águas minerais do DNPM - órgão que fiscaliza a indústria de água mineral no Brasil -, Emanuel Teixeira de Queiroz, explicou que além de verificar as datas no rótulo e também no fundo do galão, épreciso armazená-lo em local arejado e longe da incidência direta de raios solares. “Se deixar em local inadequado, a água vai produzir algas, ficar com uma cor esverdeada, alterar o paladar e cheiro”, afirmou. Outra recomendação é que o consumo seja feito dentro do prazo de validade.

No caso da água engarrafada, a data de validade deve constar no rótulo da embalagem. Algumas podem durar até um ano dependendo das condições de armazenamento. Mas, uma vez aberta a garrafa, é aconselhável consumir a água imediatamente ou no máximo em dois dias. No caso de garrafão, o ideal é que o consumo seja feito em no máximo duas semanas após retirado o lacre.

A data de validade do garrafão pode ser encontrada impressa tanto no fundo quando próximo ao bico do vasilhame. “Uma vez fabricado e entrado no mercado, só pode ser usado em até três anos”, informou Queiroz. Nesse período, esses vasilhames, de até 20 litros, podem ser reutilizados em média 156 vezes e são submetidos ao desgaste por conta do transporte e higienização.

A fiscalização do DNPM é realizada no mínimo uma vez por ano. “A fiscalização também é exercida pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], no controle de água enquanto alimento”, destacou Queiroz.

Contaminação

Segundo a pós-doutorada em Química Analítica e professora da UEL, Maria Josefa Santos Yabe, quando garrafas plásticas ou os próprios galões de água são expostos à luz solar e aquecidos, pode ocorrer a liberação de alguns compostos orgânicos considerados tóxicos. “A água pode adquirir outras propriedades, que não são benéficas”, afirmou. Além disso, ela ressaltou que o plástico tem um tempo de vida útil. “O material vai ressecando, perdendo a qualidade.”

 

FONTE: https://www.jornaldelondrina.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1215033

ATENÇÃO CLIENTES, NAO COMPRE ÁGUA QUE FICAM EM LUGARES EXPOSTOS

 

 

 

 

—————

Voltar